CUIDADO COM PROGRAMAS NÃO VÁLIDOS

Há no mercado, provedores divulgando que programas de EP cadastrados no banco de dados Eptis continuam sendo aceitos sem exceções, porém acreditamos serem importantes alguns esclarecimentos a respeito:

O NIT DICLA 26 revisão 11 determina que todos os EP devam ser realizados por instituições reconhecidas como um Provedor de EP acreditado para o escopo (item 10.1) – desde janeiro de 2018.

O item 10.2 descreve a possibilidade de participação em programas coordenados por outros provedores (como cadastrados no Eptis), quando: (item a) “caso comprove que não houve atividades de EP disponíveis e apropriadas, organizadas pelos provedores citados em 10.1 dentro do intervalo de tempo estabelecido no seu plano de participação em EP”.

Lembre que o item 9.1.1 descreve que deve ser evidenciada a “indisponibilidade” de atividades EP ou as razões válidas que, em casos excepcionais, inviabilizaram a sua participação, como vagas limitadas, e prazos de execução.

Visando garantir a possibilidade de atendimento do escopo acreditado, a QLM Proficiência procura manter um cronograma de 4 anos, além da realização de programas Sob Demanda (SD) a qualquer momento para qualquer item acreditado a um custo justo.

Como durante uma avaliação realizada pela Cgcre tais programas deverão não ser aceitos, a QLM Proficiência tem por politicas (em calibração):

1 – Não abrir programa que não sejamos acreditados, caso já exista provedor acreditado para o artefato;

2 – Ao receber uma solicitação de EP sob demanda para um item, conforme o item 1, orientar o solicitante estas regras e que deveria procurar primeiro estes provedores acreditados (após isto, ficará a opção do solicitante realizar ou não o programa conosco);

3 – Realizar programas Sob Demanda para todo nosso escopo acreditado para que nossos clientes possam atender a qualquer momento as politicas do NIT DICLA 026. Caso persistam dúvidas a respeito, recomendamos que consultem seu Gestor da Acreditação (GA) para esclarecimento.

Marcelo Alves dos Santos

Diretor QLM Proficiência e avaliador técnico da Cgcre.


Q L M INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - Rua São Miguel Arcanjo, 46 - Vila Prudente - São Paulo - SP - CEP 03152-050